Exposição OjO, de Hélio Soares Júnior, tem início dia 06 de junho na Casa do Lago
Com visitação gratuita até dia 25 de junho, a exposição é uma mostra de macrofotografias sobre olhos humanos
TweetA Casa do Lago tem a honra de apresentar mais uma exposição com visitação gratuita.
De 06 a 25 de junho, a Exposição OjO, do artista Hélio Soares Junior, traz uma mostra de macrofotografias sobre olhos humanos em suas variadas formas e cores.
A visitação acontece neste período, sempre das 9h00 às 18h30.
Hélio Soares Júnior é biólogo (PUCCAMP 2008), mestre em biologia animal (UNICAMP 2018) e fotógrafo de natureza com publicações nas revistas Terre Sauvage, Fotografe Melhor, Ciência Hoje e Terra da Gente.
Especializando-se em macrofotografia de natureza, publicou também em revistas cientificas, livros, catálogos de concursos de fotografia e em calendários internacionais e nacionais.
Seus trabalhos foram expostos na Sony World Photography Awards (Londres), no Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck (Araras), no Prêmio Foto Arte Brasília e no Museu da Imagem e do Som de Campinas.
O fotógrafo também realizou exposições solo na Unicamp (Biblioteca do Instituto de Biologia) e no Museu da Ciência de São Carlos.
OjO, (olho em espanhol), é o título da mostra de macrofotografias sobre olhos humanos que evidencia que nenhum olho é igual ao outro.
Em janeiro de 2015, o artista fez um mochilão para o Uruguai e Argentina munido de sua câmera e uma impressora portátil. O intuito da viagem, além de querer conhecer os dois países, era vender fotos de olhos para turistas/residentes e com isso custear a viagem.
Dessa experiência incrível e alguns desses olhos, surgiu a Exposição OjO.
Segundo Hélio, ao colecionar imagens de olhos é possível ver que cada macrofotografia apresenta sua singularidade de formas e cores através de infinitas íris. Através da técnica de macrofotografia, é possível eternizar os detalhes da íris da pessoa, que constantemente se encontra em mudança, respondendo às variações das luzes que os olhos são submetidos.
Ainda com técnicas de colagem na pós produção, essa especificidade aumenta. Com a finalidade de chamar a atenção do público para a macrofotografia não apenas por temas do mundo natural (ex. animais e plantas), o método também pode ser trabalhado como uma forma de retrato fotográfico na qual parte do rosto da pessoa fotografada é refletida em sua própria pupila.
Evento
Exposição OjO, de Hélio Soares Júnior, tem início dia 06 de junho na Casa do Lago
Detalhes do evento
Período do evento: 06/06/2019 a 25/06/2019
Este evento foi selecionado pela Chamada para Ocupação Artístico-Cultural da Casa do Lago