Centro de Memória inaugura suas novas instalações na Biblioteca Central Cesar Lattes
.
TweetAutoria Tote Nunes | Fotos Antonio Scarpinetti | Edição de imagem Alex Calixto
Depois de 38 anos instalado no Ciclo Básico I, o Centro de Memória da Unicamp (CMU) passou a ocupar uma área de mil m² no terceiro piso da Biblioteca Central Cesar Lattes. A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (7/6). O processo de mudança — que incluiu embalagem do material, catalogação, transporte e adequação do novo espaço — foi iniciado em dezembro de 2021 e finalizado em março do ano passado. Desde então, o espaço passou por ajustes de infraestrutura e de organização interna que incluíram a instalação mais recente da rede de internet.
O Centro abriga 120 conjuntos documentais dos mais variados gêneros — audiovisual, material iconográfico, sonoro, textos, móveis e objetos. Possui uma biblioteca especializada em Campinas, responsável pela gestão de livros e obras raras e de um grande volume de periódicos, semanários, jornais diários e folhetos de valor histórico. Esse material permite ao pesquisador investigar as transformações ocorridas em Campinas e de parte do interior paulista, desde os ciclos da cana-de-açúcar e do café até a industrialização.
O volume e a variedade do material permitem pesquisas multidisciplinares, que envolvem aspectos econômicos, sociais, culturais, urbanos e políticos da cidade e da região.
Leia mais:
Centro de Memória comemora reconhecimento mundial da Unesco
Notícia publicada originalmente no Portal da Unicamp: Centro de Memória inaugura suas novas instalações na Biblioteca Central Cesar Lattes