— NOTÍCIAS

Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente teve celebração no Instituto de Biologia

O evento contou com apoio da Pro-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp



Texto: Maria Luiza Robles Arias, José Irani e Gabriela Villen  |  Fotos: José Irani   


O Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente foi celebrado no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, com debate sobre o tema era: "​Qual o papel da Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável?". O evento, que ocorreu no dia 5 de junho, contou com apoio da Pró​-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp.


O evento teve como seu ponto alto a apresentação de um aplicativo, que visa ajudar na educação ambiental e na denúncia de irregularidades ambientais. A partir dessa apresentação, pautas foram levantadas. O professor Sandro Tonso defendeu a importância de se cobrar participação dos representantes políticos no que tange educação ambiental e de levar essa educação às comunidades de maneira abrangente, visando alcançar o máximo de pessoas. 



Amandi Rondelli, coordenador de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde da Prefeitura de Campinas, contou que em 2017 a secretaria decretou por lei o Plano Municipal de Educação Ambiental e vem, desde então, colocando-o em prática.​ Esse plano permite uma aproximação entre prefeitura e universidade por meio dos próprios alunos e essa aproximação é valiosa, como afirmou Amandi, porque a partir dela forma-se uma ponte conjunta que leva à comunidade. “A comunidade e os coletivos que estão presentes nela exercem papel importante no que diz respeito à educação ambiental”, informou o coordenador.



Para Manolo Quintilhan, pós-graduando em Ecologia do IB, as políticas públicas só serão eficientes se houver educação ambiental nas escolas e que a recomposição ambiental da região precisa começar por onde há mais vulnerabilidade. 


O encontro, realizado no auditório do IB, contou com a presença do assessor da Proec, José​ L. Costa, e de convidados e palestrantes de vários institutos da universidade, entre eles da Faculdade de Educação (FE) e da Tecnologia (FT).