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FÓRUNS PERMANENTES UNICAMP Chamada 2022

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Os Fóruns Permanentes são eventos institucionais criados há 18 anos e compõem um programa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e são realizados com o objetivo de promover a aproximação entre o pensamento acadêmico e a sociedade.

A proposta central para a realização de fóruns no ambiente acadêmico é colocar em debate temas atuais, relevantes para a sociedade, buscando possibilidades de transformação, e trazer para a discussão especialistas e representações diversas, para que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, diálogo este mediado pela cultura, pesquisa e extensão.

A articulação de pontos comuns em projetos de áreas diversas pode potencializar seus impactos positivossobre a sociedade, à medida que propicia ações em temáticas que, embora comportem diferentes interpretações, sob pontos de vista disciplinares diversos, possuem convergências. Essa articulação pode permitir o estabelecimento de novos valores, comuns a áreas antes consideradas completamente díspares, motivando a proposição de soluções inovadoras, conectando ainda mais a universidade aos movimentos da sociedade.

A seleção para o ano de 2022 pressupõe que diferentes linhas temáticas possam e devam entrecruzar-se nas discussões a serem propostas, mantendo sempre, obrigatoriamente, a interdisciplinaridade como eixo central e buscando o encontro de conhecimentos.

Dentro desses princípios, todas as áreas – Humanas, Artes, Exatas, Biológicas, Saúde e Tecnológicas – devem ser contempladas na programação, podendo preferencialmente estar conjugadas. Esta chamada de propostasprivilegia temáticas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, refletindo a ideia de uma universidade que se preocupa com a formação ampla de cidadãos, preocupados com os problemas sociais e com a redução das desigualdades. Outro destaque importante na formatação das propostas refere-se ao fato de que, dentre os convidados, deve estar prevista a participação de representantes de instituições, órgãos, associações, movimentos sociais organizados e outros grupos envolvidos com a temática, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil. Essas serão as bases para a seleção das propostas a serem encaminhadas pela comunidade acadêmica paraos Fóruns Permanentes do ano de 2022.

No ano de 2022, todos os fóruns poderão ser em formatos: presenciais, remotos ou semi-presenciais, garantindo a segurança dos participantes. O ambiente acadêmico deve assegurar os direitos de acesso e diálogo entre a Universidade, o Poder Público e a sociedade civil.

A análise das submissões estará a cargo de uma comissão de avaliação formada por docentes indicados pelas diferentes áreas de conhecimento, por meio das unidades de ensino e pesquisa, que serão responsáveis pela indicação de pareceristas especialistas da Unicamp. O conselho de avaliação analisará as propostas indicadas quanto a sua pertinência e dedicação aos objetivos estabelecidos, podendo aprová-las, reusá-las, ou sugerir possíveis modificações.

Vale ressaltar que caso algum membro da comissão de avaliação tenha interesse em apresentar proposta paraum Fórum Permanente, o presidente do conselho indicará outro membro para a comissão.

As propostas dos Fóruns Permanentes devem ser encaminhadas por um docente da Unicamp.


Comissão de Avaliação:
José Luiz Costa - FCP-ProEC - PRESIDENTE
Sônia Maria de Camargo Mazzariol - Fóruns Permanentes - ProEC
Ana de Medeiros Arnt - IB
Ariane Polidoro Dini - FENF
Bernardo Tavares Freitas - FT
Christian Rodolfo Esteve Rothenberg - FEEC
Débora Mazza - FE
Diego Jair Vicentin - FCA
Edson do Prado Pfutzenreuter - IA
Jesus Enrique Garcia - IMECC
Luciana Asprino - FOP
Márcia Azevedo Abreu - IEL
Marco Antonio Coelho Bortoleto - FEF
Omar Ribeiro Thomaz - IFCH
Contato:
e-mail: foruns@unicamp.br
siga o nosso instagram@forunsunicamp

Cronograma para submissão de propostas:

Lançamento da chamada - novembro de 2021

Recebimento de propostas - até 1° de março de 2022

Divulgação dos resultados da seleção - 22 de março de 2022


• diálogo interdisciplinar e entrecruzamento de linhas
• convidados de diferentes segmentos, tanto da universidade quanto da sociedade
Itens a serem elencados na proposta
1. Título.
2. Unidades / Órgãos envolvidos.
3. Professor(es) / Pesquisador(es) responsável(eis): nome e e-mail.
4. Organizador(es): nomes e e-mails da comissão organizadora, quando houver 5.
5. Linha(s) ou área(s) temática(s).
6. Resumo da proposta: ementa que poderá ser utilizada na divulgação, com no máximo 10 linhas.
7. Justificativa para o tema.
8. Convidados sugeridos: nomes e locais de origem (instituição/associação/grupo), mini currículo.
9. Público esperado: número e descrição (comunidade universitária, empresas de tecnologia, associações debairros, etc.).
10. Proposta de formas de divulgação: indicação de veículos de comunicação, mídias, mailings, etc.
11. Mês sugerido para realização do fórum: data sugestiva apenas. Não será critério de avaliação e nemsempre poderá ser atendida, tendo em vista outros fatores de logística e organização.

12. Observações: se necessário.
Formulário para submissão de propostas, disponível em: https://forms.gle/16L2ZU1w8fNfJeHA9