O Grande Desafio está lançado! Formem suas equipes
As inscrições podem ser realizadas até dia 11 de agosto
TweetTexto: Maria Luiza Robles Arias, Cida Godoy e Gabriela Villen l Imagens: Mairon Elme
Depois de 3 anos, o Grande Desafio, maior evento do Museu Exploratório de Ciências, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UNICAMP, está de volta em sua 11ª edição. O tema deste ano, “Como o cotidiano e a ciência se retroalimentam?”, foi pensado para fazer as crianças buscarem soluções no dia-a-dia, para os desafios propostos. O Grande Desafio acontece em várias etapas ao longo do ano. A primeira oficina para orientadores acontecerá no dia 20 de maio e o Grande Dia, que encerra a competição, será em novembro. As inscrições para as equipes serão abertas em breve, no site do evento.
Cada equipe deve ser formada por até seis participantes, entre crianças e adolescentes de ensino fundamental e médio, e um orientador, que auxiliará a equipe durante o processo de criação e construção do projeto. As equipes irão concorrer em categorias específicas, de acordo com a escolaridade dos participantes, sendo Traquitaninhas (Ensino Fundamental I), Traquitanas (Ensino Fundamental II) e Traquitanões (Ensino Médio).
As equipes serão desafiadas a percorrer duas trilhas de atividades, nas quais precisam utilizar seus conhecimentos, experiências pessoais, interesses e talentos, no processo de concepção de uma solução original para o problema proposto. Eles são incentivados, ainda, a testar, validar e refinar a solução progressivamente, nos moldes do método científico experimental. “Antigamente, o Grande Desafio tinha um desafio muito bem definido, com todas as regras etc. Agora, a gente tem uma segunda trilha em paralelo. É uma trilha em que a gente lança um problema e as crianças têm que achar uma solução usando métodos científicos para esse problema. Essa trilha a gente chama de trilha Exploratória, essa outra, que é a mais tradicional, chama trilha Experimental", diz André Santanché, diretor do Museu.