Parceria com a Subprefeitura de Barão Geraldo para a criação de projetos é tema de reunião na Proec
O pró-reitor de Extensão e Cultura, recebeu o subprefeito de Barão Geraldo, Osvaldo Kaise, a fim de aproximar a Unicamp da população de Barão Geraldo
TweetTexto: Laurie de Oliveira Pereira | Fotos: José Irani | Edição de imagens
Expandir a percepção da população de Campinas sobre a Universidade para além da área hospitalar foi um dos fatores que mobilizou a reunião, desta segunda-feira (12), entre o subprefeito de Barão Geraldo, Osvaldo Kaise, e o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho. O objetivo do encontro foi discutir o desenvolvimento de projetos culturais, artísticos e científicos em parceria com a subprefeitura, expandindo o espaço de realização dessas atividades para além do ambiente universitário. Participaram também da reunião a assessora de gabinete da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) Simone Cristina Ferreir; a responsável por Projetos Especiais da Proec, Isabel Cristina Ferreira Araújo Floriano; e a coordenadora adjunta e a assistente técnica da Diretoria de Cultura (DCult) da Proec, Carolina Cantarino e Ivie Nunes de Santana.
Para o pró-reitor, a parceria poderia inserir atividades artísticas e culturais desenvolvidas por alunos e docentes da Unicamp nos espaços culturais de Barão Geraldo, ampliando também dessa forma a área de atuação desses alunos. “Os alunos do Instituto de Artes, por exemplo, que são muito talentosos e têm muito a oferecer, muitas vezes denotam a necessidade de novos locais para se apresentarem, já que a performance em si também é um estudo que exige prática. A inserção desses alunos nos espaços culturais de Barão Geraldo seria, ao mesmo tempo, uma solução para essa demanda, e também algo que enriqueceria mais ainda o distrito culturalmente”, afirmou.
O subprefeito demonstrou interesse sólido em desenvolver esses projetos, e afirmou que, sendo Barão Geraldo um distrito com grande potencial cultural e gastronômico, a realização de atividades entre a comunidade da Unicamp e a comunidade local que circulasse esses âmbitos culturais seria de grande valia para todos. “Se perguntarem às pessoas o que elas conhecem de Barão Geraldo, certamente a Unicamp e a festa “Boi Falô”, que é considerada a maior celebração popular do distrito e que sempre conta com apresentações culturais, serão citadas. Com isso em vista, inserir os alunos e docentes da Unicamp em alguma programação que também conte com os artistas locais seria extremamente produtivo para o desenvolvimento cultural do distrito”, afirmou.