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Potenciais e desafios da divulgação científica foram debatidos no 1o Seminário de Extensão e Cultura

O evento foi o primeiro de uma série que acontecerá mensalmente



Texto: Gabriela Villen  l Fotos: José Irani  l Edição de imagem: Eli J. Machado l  Narração e vídeo reportagem: Dário Mendes  | Captação e edição de vídeo: Luiz Tadeu 

 

Extensionistas, comunicadores, professores e cientistas se reuniram no dia 24 de março, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp, para discutir os caminhos da divulgação científica. O evento foi o primeiro de uma série de Seminário de Extensão e Cultura, que serão promovidos ao longo do ano, pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. De acordo com seu coordenador e assessor da Proec, José Luis da Costa, os Seminários fazem parte do diálogo que vem sendo realizado com as unidades e irão abordar temas que serão fomentados por editais da Pró-reitoria. O debate contou com a participação de Maria Correa, do Canal Futura; Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ana Arnt, dos Blogs de Ciência da Unicamp; e Anna Christina Bentes da Silva, professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).


“A difusão de conhecimentos científicos e culturais é uma atividade muito importante, pois permite que as pessoas entendam o que acontece na universidade, o que a universidade faz, o que desenvolve. É ao mesmo tempo uma atividade extremamente especializada, que exige linguagens muito claras e adequadas ao público a que ela se destina”, ressaltou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, em sua fala de abertura do evento. De acordo com ele, este Seminário prepara o terreno para o primeiro edital conjunto Unicamp, USP e Unesp, que vai tocar no tema da difusão de conhecimentos científicos e culturais.

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, em sua fala de abertura do 1º Seminário de Extensão e Cultura.


Maria Correa, coordenadora de projetos educativos da Fundação Roberto Marinho, apresentou um pouco do que é produzido pelo Canal Futura e de como se dão as colaborações tanto com instituições de ensino superior, quanto com as escolas. “A gente quer trazer para a tela do Futura uma fala qualificada, em uma linguagem que seja acessível para todos com quem a gente dialoga”, afirmou. Segundo ela, uma das principais missões do Canal é produzir conteúdo audiovisual educativo, que possa contribuir com o professor em sala de aula.

Maria Corrêa, coordenadora de projetos educativos da Fundação Roberto Marinho durante sua fala no 1º Seminário de Extensão e Cultura.


O Portal de Extensão da UFRJ foi apresentado por sua pró-reitora, Ivana Bentes. Ela ressaltou a ampliação da visibilidade e das possibilidades de busca oferecidas pelo Portal, onde projetos, eventos e ações de extensão são publicados pelos próprios agentes. “É uma janela acessível para qualquer pessoa”, ressaltou. “A extensão tem um potencial extraordinário de democratização”, completou citando as diversas possibilidades de engajamento da comunidade com a vida universitária.

Pró-reitora do Portal de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, ressalta a ampliação da visibilidade e das possibilidades de busca oferecidas pelo Portal em sua fala no 1º Seminário de Extensão e Cultura. 

 

Para Ana Arnt, que coordena os Blogs de Ciência da Unicamp e é docente do Instituto de Biologia (IB), a divulgação científica atua no “encantamento pelo conhecimento”. “Consumo de conteúdo não é conhecimento”, destacou Arnt. O projeto Blogs de Ciência da Unicamp reúne hoje 150 blogs, sendo a maior plataforma do Brasil.

Ana Arnt, que coordena os Blogs de Ciência da Unicamp e é docente do Instituto de Biologia (IB).


O processo de curricularização da extensão por meio da inserção da divulgação científica foi abordado por Anna Christina Bentes da Silva. A disciplina “Laboratório de Produção textual II”, que ministra no IEL, conduz os estudantes pelas diversas linguagens, da resenha acadêmica ao vídeo voltado aos alunos do ensino médio. Segundo Bentes, a  disciplina passa agora a ter uma carga extensionista. “Queremos dialogar com os alunos durante a produção dos vídeos”, relatou.

Anna Christina Bentes da Silva, professora do Instituto de Estudos da Linguagem, aborda o processo de curricularização da extensão por meio da inserção da divulgação científica.

 

Confira o vídeo: