Programa UniversIDADE inicia o ano com quase 900 inscritos nas 135 oficinas oferecidas
A coordenadora Alice Helena de Danielli, a Leninha, comemora o retorno do público para as atividades presenciais
TweetTexto: Fernando Barbosa l Fotos e edição de imagem: Eli J. Machado
O maior retorno de alunos para as atividades presenciais já foi sentido nas inscrições para oficinas desse primeiro semestre no ProgramaUniversIDADE. Um total de 892 matrículas foram confirmadas, voltando a média desse público do período antes da pandemia Covid19. A coordenadora do Programa UniversIDADE , Alice Helena de Danielli, a Leninha, informou que a quantidade de inscritos foi satisfatória e a equipe precisou fechar as matrículas por prazo, com várias pessoas interessadas adiando a participação para o próximo semestre.
Segundo a coordenação do Programa foram oferecidas 4.015 vagas para 135 atividades que resultaram nas quase 900 inscrições. Os candidatos a essas vagas tiveram o período de 13 a 15 de fevereiro para fazerem as suas inscrições, pelo site ou presencialmente. A abertura do semestre foi feita no dia 01 de março com um grandioso evento no Espaço Cultural Casa do Lago quando o público inscrito e convidados foram recepcionados e tiveram as orientações sobre a programação e recomendações de utilização dos espaços e frequências nas atividades.
O ProgramaUniversIDADE que aguarda expansão de atividades para outros núcleos da região, como o Espaço CIS Guanabara já conta com um aprimoramento no controle de matrículas, frequências e desempenho, visando garantir maior qualidade no desempenho dessas atividades, segundo informou Leninha.
A coordenadora declarou nesse início das atividades que toda a equipe está confiante de que será um ano bastante promissor. “Há a expectativa de que seja um ano bem Intenso de atividades, pela quantidade expressiva e qualidade das oficinas oferecidas”. Segundo Leninha, a própria ansiedade desse público em retomar as atividades presenciais vai se converter em motivação e sucesso nas oficinas. Leninha informou que além do grande número de inscritos, o Programa já tem a expectativa de um segundo semestre bastante prestigiado também. Segundo ela, devido a precisão do sistema de controle, as vagas foram indisponibilizadas automaticamente ao final do prazo estabelecido, mas o público poderá fazer novas inscrições a partir de agosto próximo para participação no segundo semestre.
Reconhecimento público do Programa UniversIDADE
O ProgramaUniversIDADE pode conquistar o seu segundo prêmio neste início das atividades de 2023. A coordenadora do projeto concorre ao “Prêmio Reconhecimento ADunicamp – Prof. Mohamed Habib” que terá a divulgação dos(as) vencedores em 28 de abril e a cerimônia de premiação no dia 12 de maio de 2023. O prêmio reconhece a atuação de membros e/ou grupos atuantes na comunidade da Unicamp e organizações com projetos e/ou ações que se destacaram nas categorias de : defesa da vida, da saúde física e mental; democracia e direitos humanos; educação, justiça social e justiça ambiental; ciência, tecnologia e direitos políticos, arte,engajamento social e político.
Além dessa indicação, o ProgramaUniversidade já conta com o reconhecimento no prêmio “Empresa Amiga de Campinas” na início deste ano,concedido para setores da sociedade que ao longo do ano de 2022, contribuíram em ações, projetos e programas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH).
Esse programa , criado em 2014 , tem atuação nas áreas de Arte e Cultura, Esporte e Lazer, Saúde Física e Mental, Sócio Cultural e Geração de Renda e é movimentado pela atuação voluntária de docentes, funcionários, alunos da graduação, pós-graduação da UNICAMP e de outros profissionais externos nas áreas: educação, biológica, social, cultural, psicológica, filosófica, enfermagem, médica, fisioterapia, economia, esportiva e outras áreas correlatas. Mais informações sobre o Programa Universidade no site: https://www.programa-universidade.unicamp.br/