Programa UniversIDADE promove Circuito Saúde no Ginásio Multidisciplinar
A atividade reuniu 250 alunos e alunas do Programa
Tweetl Texto: Cida Godoy, Fernando Barbosa e Gabriela Villen l Fotos: José Irani l Edição de imagem: Eli J. Machado
Os alunos e as alunas do Programa UniversIDADE, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, chegaram logo cedo, na terça-feira (28) da última semana, ao Ginásio Multidisciplinar, querendo saber se a pressão arterial e o controle glicêmico estavam normais e como andava sua acuidade visual. Eles participaram do Circuito Saúde, resultado da parceria entre o Programa UniversIDADE, com o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e a Faculdade Anhanguera Taquaral. A atividade ofereceu a alunos e alunas avaliações nas áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia e odontologia, realizadas por professores e estudantes.
De acordo com Alice Helena de Danielli, Leninha, coordenadora do Programa, o Circuito Saúde já faz parte do currículo de todos os matriculados. “Este evento é uma ação importante, que acontece a cada semestre. Através dela identificamos como está a qualidade de vida de nossos alunos", explicou Leninha. Segundo ela, as aferições foram realizadas por 80 estudantes de graduação, de seis cursos diferentes da Faculdade Anhanguera, que atenderam 250 alunos do Programa. "Durante as aferições, caso seja detectado algum problema, os alunos recebem as devidas orientações quanto aos cuidados com a saúde. Os resultados do Circuito refletem o quanto a participação dos alunos nas atividades do UniversIDADE traz de benefício para a vida deles", afirmou a coordenadora do Programa.
Para a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Luciana Petrauskas, que trouxe os estudantes para realizarem os atendimentos, essa parceria com a Unicamp é muito importante. “Para nós como instituição é bom porque temos um local para levar nossos alunos a vivenciarem o aprendizado que tiveram em sala de aula, para fazer essa parte social, seja para crianças, adultos ou terceira idade. Somos promotores de saúde afinal!”, afirmou Luciana. Ela destacou ainda o impacto na carreira dos estudantes desse tipo de ação. “A odontologia forma, primeiro de tudo, promotores de saúde. Mas a comunidade fica mal assistida, porque todo mundo visa a estética e a rentabilidade. Então humanizar esses jovens que estão se transformando em profissionais é muito importante na visão da Faculdade Anhanguera”, concluiu.