TV Câmara e Unicamp firmam parceria para exibição de documentários sobre pesquisas na universidade
série começa nesta quarta (06) sobre o combate à Covid-19
TweetMatéria publicada pela Câmara Municipal de Campinas
A TV Câmara Campinas firmou parceria com a Unicamp para exibição de videos produzidos pela Diretoria de Comunicação da Pro-reitoria de Extensão e Cultura. O material será apresentado no Programa Direto da Universidade, espaço destinado a divulgação de video-reportagens e documentários de origem acadêmica. A programação especial, em conjunto com a Unicamp, começa a ser veiculada nesta quarta-feira (06/05) com a apresentação da série Extensão 48, programa que desde 2018 divulga ações de grupos da universidade com a sociedade, sobre o coronavirus.
O primeiro episódio, que terá transmissão em Libras (a Língua Brasileira de Sinais), sobre a Covid-19 irá ao ar às 9 horas, com reprise as 14 horas e as 21 horas. O canal Legislativo atinge toda a cidade de Campinas (400 mil residências) em sinal aberto 39.3 digital, pelo canal 4 da Net e 9 da Vivo Fibra, além de reproduzir seu conteúdo no Facebook oficial da Câmara, no streaming do portal do Câmara e em sua página no YouTube.
Para o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), a transmissão do conteúdo produzido pela Unicamp reforça o papel das duas instituições a serviço do público. "Somos uma televisão pública. É nosso dever levar à população informações seguras, principalmente nesse momento de crise, e a Unicamp é um dos melhores de centros de pesquisa do país e da América Latina. Desde que criamos o Programa Direto da Universidade, abrimos espaço para o que de melhor é produzido pela academia e estamos muito satisfeitos em poder exibir também neste programa a produção da Universidade Estadual de Campinas”, afirmou.
"Essa parceria é fruto de um esforço realizado pela Diretoria de Comunicação da Pro-reitoria de Extensão e Cultura para levar o conteúdo produzido para fora da Universidade. Essa é nossa missão como comunicadores e como extensionistas", ressaltou Marilisa Rossilho, diretora do Departamento de Comunicação.
A série
A série sobre o coronavirus vai abranger a mobilização dos pesquisadores da Unicamp que trabalham, desde março, em uma força-tarefa especial, em torno do combate à Covid-19. As investigações abrangem desde aspectos bioquímicos do vírus e sua ação no corpo humano, até os impactos sociais e econômicos da crise em curso. A proposta é registrar esses esforços e trazer para sociedade informações seguras sobre o andamentos das pesquisas
Por meio de vídeos gravados pelos próprios pesquisadores ou de imagens captadas nos laboratórios pela equipe da Diretoria de Comunicação, a série buscará mostrar o processo de construção da ciência, com suas dúvidas e descobertas. "É importante ressaltar a velocidade e o esforço de mais de uma centena de professores” destacou Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão e Cultural.
Além do pioneirismo da Unicamp na suspensão das aulas presenciais, Fernando Hashimoto enfatizou a prontidão com que os professores e os pesquisadores voluntariamente voltaram seus trabalhos para a busca de soluções emergenciais. "Vemos a importância da extensão no estabelecimento do diálogo com comunidade, empresas e governos para tentar resolver os problemas", pontuou.
De acordo com o pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf, a série Extensão 48 - Coronavirus tem uma importância histórica. "Lá no futuro a gente vai querer olhar para traz e perguntar 'o que nós fizemos?'. E há muito sendo feito. É um esforço único, em tantas direções, dentro da universidade", ressaltou. "A união de todos os segmentos da universidade na tentativa de salvar vidas e mitigar problemas da população é extremamente gratificante. Essa lição precisa ser aprendida por nós. Cada um enxergou neste contexto o seu papel e está fazendo o seu melhor", completou.
O primeiro vídeo traz cinco pesquisas que estão em andamento no Instituto de Biologia da Unicamp. Sob diferentes prismas, os pesquisadores buscam desvendar os mecanismos de atuação do Sars-Cov-2, virus causador da Covid-19, no corpo humano. "Entender como o vírus entra na célula e como usa a maquinaria celular para se replicar é fundamental para que a gente encontre maneiras para inibir a replicação do vírus" explicou Marcelo Mori, que também coordena a Força Tarefa Unicamp contra Covid-19. Os impactos na econômica, a circulação de fake news e os avanços na busca por fármacos são alguns dos temas que serão abordados nos próximos episódios.