Universidades Paulistas discutem a importância da extensão universitária e sua integração curricular
USP, Unicamp e Unesp planejam ações conjuntas que fortaleçam a curricularização
TweetTexto: Gabriela Villen e José Irani | Fotos: José Irani | Edição de imagem:
A valorização e a integração da extensão universitária às atividades de ensino de graduação foi o tema central do workhop Curricularização, que reuniu as três universidades estaduais paulistas - USP, Unicamp e Unesp - nesta terça-feira (13), em São Paulo. O evento contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp. Fernando Coelho; dos pró-reitores de Graduação e Cultura e Extensão da USP, Aluísio Segurado e Marli Quadros Leite; e do assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, Antônio César Leal.
Para Fernando Coelho, o encontro possibilitou trocas importantes sobre as experiências de cada instituição e abriu possibilidades de integração entre elas. “Eu tenho certeza que vai estar no radar de todas as três, ter atividades de extensão conjuntas, disciplinas, projetos conjuntos. Isso vai permitir que a gente consiga fazer com que a extensão esteja presente em todas as universidades e em todas as ações da universidade”, afirmou.
“Nós, três universidades co-irmãs, estamos desenvolvendo várias atividades em conjunto. Esse trabalho é essencial para mostrar à sociedade o que nós fazemos e sermos reconhecidos como instituições que existem em benefício dela própria, da sociedade”, enfatizou a pró-reitora anfitriã, Marli Quadros Leite.
Aluísio Segurado destacou a relevância do encontro para a incorporação das atividades de extensão de forma integrada à graduação. Segundo ele, essa missão vai além de simplesmente cumprir exigências legais, representando o compromisso das universidades estaduais paulistas com sua missão social e a compreensão de que a extensão é parte fundamental da atividade de ensino. “É uma oportunidade de formação ética e cidadã dos nossos estudantes e o desenvolvimento do espírito de justiça social e de responsabilidade social, que é inerente ao papel da universidade pública”, pontuou.
Segundo Antônio César Leal, a troca de experiências proporcionada pelo evento é de suma importância para a discussão sobre a extensão universitária e sua inserção curricular nos cursos de graduação. “É uma grande oportunidade para as universidades construírem caminhos em junto com a sociedade, com os outros setores da sociedade, em busca de soluções para problemas sociais, ambientais e econômicos. A incorporação dessas atividades irá garantir aos nossos alunos uma formação cidadã e ética, com protagonismo e intensa atuação junto aos demais setores da sociedade”, ressaltou.